terça-feira, janeiro 29, 2008

Tempo é sucesso

As decisões que você toma a cada hora, cada dia, cada semana, ao longo de cada ano, definem sua vida. As escolhas determinam se você será ou não bem-sucedido.

Uma administração cuidadosa do seu tempo é fundamental. Em vez de permitir que acontecimentos externos e pressões controlem você, faça escolhas deliberadas quanto ao uso do tempo. Desenvolver uma vida coerente com seus desejos e valores mais profundos consiste em estabelecer prioridades, fazer planos e, então, prosseguir de acordo com esses planos.

● Estabeleça metas de longo prazo — Transforme seus sonhos em realidade permitindo-se elaborar uma visão do seu futuro. Pense grande. Coloque suas metas num lugar visível para ajudá-lo a permanecer motivado.

● Determine suas prioridades — Use as metas de longo prazo para produzir ações concretas, que o levarão na direção que você deseja. Classifique esses passos de forma que os itens mais importantes possam ser trabalhados primeiro.

● Questione-se — Pergunte-se constantemente: “Qual a melhor forma de usar meu tempo neste exato momento?” Se não for importante ou urgente, não faça.

● Resolva a parte mais difícil primeiro — Para desenvolver uma vida eficaz, comece cada dia trabalhando os itens que o deixa mais ansioso. Depois de enfrentar o trabalho mais difícil, as próximas atividades parecerão mais fáceis.

● Enxergue longe — Planejar o tempo nunca é tempo perdido. Reserve períodos semanais regulares para avaliar tanto as metas de curto prazo como as de longo prazo. Separe tempo a cada dia para trabalhar suas altas prioridades. Analise como foi a semana anterior e veja o que você precisa mudar a fim de ser mais eficaz.

● Adie tarefas secundárias — Resista à tentação de resolver pequenas pendências primeiro. Comece com as altas prioridades. As coisas mais simples podem esperar até você ter um intervalo.

● Escreva os resultados — Se as grandes listas de pendências fazem você se sentir oprimido, tente escrever listas de tarefas cumpridas no fim de cada dia. Fazer um acompanhamento de suas realizações pode ajudá-lo a permanecer motivado.

● Reserve seu primeiro horário — Separe, para as tarefas mais desafiadoras, as horas do dia em que você costuma estar mais disposto. Aproveite bem esse tempo.

● Identifique seu horário de maior produtividade — A maioria de nós atinge o ápice intelectual na parte da manhã. Começar o dia com um período de produtividade também nos ajuda a estar de bem conosco no resto do dia. Contudo, alguns de nós são verdadeiras “corujas” — produzem mais à noite, quando as distrações diminuem. Use seu melhor horário com sabedoria.

● Cronometre o tempo — Antes de começar uma atividade, marque o tempo e, depois, anote quanto tempo você levou para concluí-la. Observe quais são as situações em que você costuma subestimar ou superestimar o tempo de realizar uma atividade. Podendo prever quanto tempo você leva para realizar algo, será possível fazer um planejamento mais preciso.

● Aproveite pequenos intervalos — Tenha uma lista de pequenas pendências para intervalos entre os compromissos. Tenha sempre em mãos algo para ler no caso de você estar numa fila, no ônibus ou esperando o início de algum evento.

● Aproveite seu tempo livre — Para permanecer produtivo, você precisa fazer intervalos. Separe tempo para rejuvenescer.

(Mary McKinney, psicóloga na Successful Academic Consulting. Texto publicado no site http://www.successfulacademic.com. Traduzido e adaptado por Marily Sales dos Reis.)

Um comentário:

Ingrid Oliveira ! disse...

Ótimo o texto. Adorei !! Assuntos assim, me atrai muito.

Um Beijo