quarta-feira, março 05, 2008

Organize-se

Para saber se você é organizado, responda à seguintes perguntas:

● Suas chaves desaparecem na hora de sair de casa?
● Suas contas se escondem na hora de pagá-las?
● Os nomes de arquivos fogem da sua memória quando você quer usá-los?
● Normalmente você percebe que não está com o material necessário para trabalhar depois que já começou a trabalhar?
● É comum você engatinhar pelo chão à procura do controle remoto da TV?

Se você gasta mais de cinco minutos por dia procurando as coisas que você precisa, então sua desorganização está interferindo na sua produtividade.

Dicas

● Dedique tempo à organização – Raramente o tempo gasto com organização é tempo perdido. Algumas pessoas têm a idéia equivocada de que ser organizado e metódico é ser chato. Esqueça o mito de que desorganização está relacionada com genialidade. Muitas pessoas brilhantes e criativas são altamente organizadas. A maioria das pessoas extremamente bem-sucedidas são muito organizadas. Por outro lado…

● Evite organização obsessiva – Algumas pessoas organizam para evitar trabalhar. Se você arruma sua mesa e arquiva seus papéis a fim de procrastinar, pare! Um sinal de uma personalidade organizada em excesso é a idéia de que diversão é gastar quantias extravagantes em papelarias. Trabalhe primeiro e esbalde-se depois com aqueles produtos novos e de cores combinando.

● Determine um local – Escolha e então use sempre um local especial para colocar chaves, carteira, celular ou qualquer outro item que você costume perder tempo procurando. Por exemplo, se você tiver um gancho – ou uma gaveta específica – para automaticamente colocar as chaves assim que entrar em casa, você economizará várias horas a cada ano e chegará a tempo para os compromissos com mais freqüência.

● Faça da pontualidade um hábito – Pessoas desorganizadas costumam ser atrasadas. Estar sempre correndo aumenta a pressão sangüínea e produz picos de adrenalina, que prejudicam a saúde. Você se sentirá mais tranqüilo e sob controle se deixar tempo suficiente para chegar em tempo. Chegar atrasado é sempre um insulto sutil à pessoa que fica esperando. É uma forma não-verbal de dizer: “Meu tempo é mais importante do que o seu”. Pare de esnobar os outros!

● Coloque em ordem seu ambiente de trabalho – Comece e termine cada sessão de trabalho com cinco minutos de arrumação. Você se sentirá melhor com seu espaço, e a confusão começará a desaparecer.

● Centralize seus compromissos – Tenha todos os compromissos, listas de pendências e planos de trabalho em um único local. Consiga uma agenda em papel ou digital e use-a sem exceção. Algumas pessoas têm várias agendas – uma para os planos da família, uma para o trabalho, etc. Quando são usados vários sistemas, as datas podem entrar em conflito e alguns compromissos podem ser completamente esquecidos.

● Fique longe de Post-its – Notas auto-adesivas são a perdição dos profissionais. Faça suas anotações em documentos que não se percam. Lembre-se também de, quando anotar um número de telefone, anotar o nome da pessoa a quem se refere o telefone. Quantas vezes você já não encontrou um número rabiscado e não conseguiu lembrar por que ele estava ali?

● Use um programa de computador para anotar e articular referências – Programas como o End Notes são uma bênção para estudantes. Eles não apenas economizam horas de digitação e previne erros, mas também podem ser usados para outras funções. Ao ler um artigo, em vez de rabiscar nas margens ou em notas auto-adesivas, crie um parágrafo de resumo no End Notes. Você terá meio caminho andado quando começar um trabalho de crítica literária. Se você é do tipo que esquece o nome de pastas e arquivos, digite cada nome na seção apropriada do End Notes para que você consiga encontrar o texto depois.


(Mary McKinney, psicóloga na Successful Academic Consulting. Texto publicado no site www.successfulacademic.com. Traduzido e adaptado por Marily Sales dos Reis.)

9 comentários:

Ingrid Oliveira ! disse...

Poxa Marily, que ótimo texto !!!
Se continuar assim vou acabar me tornando sócia do seu blog. Rs

Ps.: Não recebi no meu e-mail a notificação de uma novo post no seu blog.

Beijos

Anônimo disse...

Mary:

Este é um ótimo texto, e boas dicas para organização principalmente para estudantes!! Recomendarei aos colegas!

ma disse...

Marily,
Obrigada pela atenção em sempre
mandar dicas úteis e práticas.
Apesar de me achar organizada,
vou passar essesconselhos legais
para algumas pessoas.
Abraços com carinho,
Ana Maria

ma disse...

Marily,
Obrigada pela atenção em sempre
mandar dicas úteis e práticas.
Apesar de me achar organizada,
vou passar essesconselhos legais
para algumas pessoas.
Abraços com carinho,
Ana Maria

Anônimo disse...

Gostei muito, obrigado. Segis

Eliana disse...

Oi minha amiga anjinha!!!
Tdo bem com vc?
Achei mto interessante o assunto sobre organização viu.
Pretendo seguir as dicas citadas,pois acho que ultimamente,estou meia desorganizada,e isso ñ pode acontecer né,principalmente agora,com a chegada da filhota.
Vc sempre mandando coisas interessantes para lermos.Adoro seus emails.
Bjs e Feliz Sábado
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Mauro Brandão disse...

De fato o comentário traduzido por você é bastante interessante. Infelizmente só o descobri agora e não na época da Faculdade. Teria evitado alguns percalços.
De qualquer forma, ainda há tempo para se implementar mudanças e algumas delas estão sugeridas nesse texto.

Grande abraço,

Mauro Brandão

Anônimo disse...

sou muito desorganizada tudo fora do lugar.sempre atrasada e de mal humor esse texto m ajudou.obrigado.

Aprendizagem constante disse...

ESTOU MESMO PRECISANDO DESSA DICA, ESTOU TENTANDO COLOCAR EM PRATICA. ABRAÇÃO.