quinta-feira, junho 21, 2007

Cuidado com a "obesidade espiritual"!

[Comentário da Lição da Escola Sabatina de Jovens de 18/06/07, publicado no site Escola no Ar]

Lembra da última mensagem de Cristo antes de subir ao Céu? "Vão e façam discípulos" (Mt. 28:19), ele disse. Mas o que é um discípulo? Esse era um termo muito usado no mundo grego de antigamente. Você já deve ter estudado ou ouvido falar dos famosos filósofos gregos Aristóteles, Platão e Sócrates. Costuma-se dizer que um era discípulo do outro, ou seja, Aristóteles era aluno de Platão, que por sua vez era aluno de Sócrates. Todos seguiram e passaram para frente a filosofia de seu mestre.

Esse mesmo conceito foi aplicado no Novo Testamento. Basta lembrar dos apóstolos de Cristo, também chamados de discípulos. Da mesma forma, eles não apenas estudaram a filosofia de Cristo, mas a praticaram.

"Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes" - é a advertência de Tiago (1:22). Então, discípulo de Cristo ou, em outras palavras, cristão é aquele que não apenas lê a Bíblia, mas quem a pratica, certo? Mas, voltando ao verso inicial, Jesus não diz simplesmente "sejam meus discípulos", mas "façam discípulos". Você está fazendo discípulos? Está se empenhando em levar pessoas a Cristo de alguma forma?

Imagine uma pessoa que come, come, come, mas nunca se exercita. O que vai acontecer? Provavelmente vai ficar obeso, não é? E, mesmo que não tenha tendência para engordar, com certeza terá problemas de saúde.

Agora vamos imaginar essa mesma situação num contexto espiritual. Você é um cristão dedicado, que sempre estuda a Bíblia, conversa com Deus e freqüenta a igreja. Aliás, depois de estudar a lição de ontem, você até chegou à conclusão de que não é mais um bebê na vida espiritual. Ótimo! Você realmente tem se alimentado bem. Mas e o exercício? E o testemunho, as atividades missionárias, o "fazer discípulos"?

Se você e eu estamos nessa situação, se não estamos nos exercitando espiritualmente, estamos correndo um grande perigo - o perigo de "assimilarmos a verdade, não fazer nada com ela, continuar a assimilar mais verdade, assentarmo-nos confortavelmente sobre ela, e prosseguir nesse processo até ficarmos tão inchados espiritualmente que não podemos mais nos mover" (Tony Evans, Discipulado Espiritual Dinâmico, p. 30). É exatamente isso: muitos de nós estamos correndo o risco de nos tornar obesos e doentes espiritualmente!

"O discipulado é um processo de transferência. O ciclo não se fecha até que estejamos ensinando a outra pessoa o que Deus operou em nossas vidas. [...] Devemos nos exercitar, utilizando o que aprendemos para mudar nossa vida, nossas comunidades e ajudar a trazer outras pessoas para a fé. Caso contrário, o que estamos assimilando deixa de nos alimentar. [...] O discipulado mantém a gordura afastada, permitindo que queimemos as calorias espirituais quando colocamos em prática a verdade de Deus" (Ibidem).

Por isso, minha dica de hoje é: MEXA-SE! Nada de ficar "aquecendo banco" de igreja ou fugindo dos apelos ao trabalho missionário! Se a preguiça ou a vergonha continuarem perseguindo-o, lembre-se de que sua saúde espiritual está em jogo e peça a ajuda de Deus. Com certeza, Ele lhe dará a injeção de ânimo que você precisa.

Pense: "Tão logo uma pessoa se aproxima de Cristo, sente o desejo de apresentar aos outros o precioso amigo que encontrou em Jesus. [...] Se estamos envolvidos pela justiça de Cristo e cheios de alegria, que é o resultado de Seu Espírito morar em nós, será impossível ficarmos calados" (Caminho a Cristo, p. 78).

Dica: Escolha um dos métodos evangelísticos a seguir para exercitar sua fé:
* Adote um amigo - Faça amizade com alguém que esteja começando a freqüentar a igreja e o envolva em suas atividades e em seu grupo de amigos.
* Apoio virtual - Envie e-mails com palavras de incentivo e um verso bíblico para alguém que esteja passando por problemas. Cadastre-se como voluntário no site Bíblia Online.
* Evangelismo digitalizado - Empreste ou dê de presente CDs musicais ou DVDs com cursos bíblicos, apresentações musicais ou sermões.
* Ombro amigo - Fique atento para perceber as necessidades das pessoas à sua volta. Se alguém estiver triste, solitário ou doente, ore com ele e inclua-o em sua lista de oração.
* Una o útil ao agradável - Use seus dons para pregar o evangelho. Seja criativo.
* Megaprojetos - Missão Calebe, Impacto Rio, Vamos Abalar.

Marily Sales dos Reis

Nenhum comentário: