quinta-feira, junho 21, 2007

Permaneça

[Comentário da Lição da Escola Sabatina de Jovens de 22/06/07, publicado no site Escola no Ar]

A esta altura, provavelmente você esteja convencido de que é fundamental estudar a Bíblia para crescer espiritualmente. Mas, me diga, Satanás também não conhece a Bíblia de cór e salteado? E por que não funcionou no caso dele? A resposta está em João 8:44: porque ele "não se apegou à verdade". Em outras palavras, porque ele não permaneceu no caminho certo. Não basta ter aceitado a Jesus no batismo, ter tido uma experiência espiritual incrível na semana passada ou ter estudado a Bíblia ontem. A “experiência de ontem não me salvará das provações de hoje” (Jim Hohnberger, Fuga Para Deus, p. 60). Esse é o segredo do crescimento espiritual: permanecer em Cristo. Veja como a Bíblia enfatiza isso:

"Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (Jo 8:31).

"Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. [...] Se vocês permanecerem em mim [...] pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. [...] Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor" (Jo 15:5-7, 10).

"Permaneça nas coisas que aprendeu e das quais tem convicção, pois você sabe de quem o aprendeu" (2 Tm. 3:14).

"Aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. [...] permaneçam nele para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e não sejamos envergonhados diante dele na sua vinda" (1 Jo 2:6, 28).

"Todo aquele que não permanece no ensino de Cristo, mas vai além dele, não tem Deus" (2 Jo 1:9).

Esses textos nos dizem exatamente como permanecer em Cristo e o que acontecerá se fizermos isso. Não é demais?! Deus nos deixou um mapa com todas as orientações para encontrarmos o caminho de volta para casa. Não precisamos chorar, não estamos perdidos. Estamos no caminho certo. Aliás, estamos quase lá. Mas cuidado! Não tire seus olhos do mapa, não se distraia pelo caminho. Seu Pai está esperando ansioso a sua chegada. Boa viagem!

Pense: "Conservemos os olhos em Jesus e Ele nos preservará. Olhando para Jesus estamos seguros. Coisa alguma nos poderá arrancar de Sua mão. Contemplando-O constantemente seremos 'transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor'" (Caminho a Cristo, p. 72).

Dica: Releia os comentários desta semana e faça um plano de ação para crescer em Cristo, assim como se faz numa empresa ou na vida pessoal para se alcançarem metas. Quando sabemos exatamente para onde estamos indo e quais os passos necessários, fica muito mais fácil chegar lá.

Marily Sales dos Reis

Um comentário:

Unknown disse...

O tema dessa semana na lição é de essencial importância para nós cristão que já estamos na igreja a muito tempo e caimos, muitas vezes,no erro de achar que já recebemos a porção suficiente de conhecimento. Concordo plenamente quando a Marily aconselha a traçarmos um plano para desenvolver o Crescimento e permanência nos retos caminhos de Cristo. Que Deus possa estar conosco e que nós possamos permanecer nEle
Amén
Gabriela Silva